terça-feira, 17 de maio de 2016

Discutindo sobre Teorias Motivacionais: A Teoria de Clayton Alderfer

Hello hello!

Hoje vamos falar sobre a Teoria Motivacional de Clayton Alderfer, que se chama ERC (Existência, Relacionamento e Crescimento).
Ele afirma que o homem é motivado por três categorias de necessidades.


* A primeira categoria é das Necessidades de Existência, que são todas as formas de desejos fisiológicos fundamentais à sobrevivência, como a fome e a sede, e desejos materiais, como a remuneração financeira.
* A segunda é a das Necessidades de Relacionamento, que são as que se ligam com as relações interpessoais, as quais são caracterizadas pelo compartilhamento de pensamentos e sentimentos entre os seres humanos.
* A terceira categoria é das Necessidades de Crescimento, que são os desejos que a pessoa tem de causar efeitos criativos e produtivos para si próprio e para o ambiente em que vive.


Como é possível perceber na imagem acima, as 3 categorias são capazes de gerarem efeitos que poderão afetar outra categoria. 

Na área de moda e comunicação, as necessidades de relacionamento estão presentes constantemente, já que este é o meio que temos para nos relacionar com nossos clientes para compartilharmos nossas ideias. As necessidades de crescimento também fazem parte, não só dessa, mas como de todas as outras profissões, visto que todos querem ser reconhecidos pelo seu trabalho. Um exemplo é o de um estagiário de uma grande marca de roupas que sonha em crescer e se especializar para um dia ser o estilista da marca. 

<fonte:http://motivacao-blog.blogspot.com.br/p/teoria-de-necessidades-erc-existenciais.html>

Até o próximo post!
Bisou bisou,
Carolina Tannús


Um comentário: