quarta-feira, 25 de maio de 2016

Discutindo sobre Teorias Motivacionais: Pesquisa Motivacional de uma Empresa

Hello Hello!

O post de hoje é um exemplo sobre como este é importante realizar a pesquisa motivacional dentro de uma empresa para avaliar a satisfação do cliente interno e identificar as falhas que podem comprometer a saúde corporativa. 

"A empresa Schindler, que nasceu na Suíça e chegou ao Brasil em 1927 e anos depois, realiza aa pesquisa de clima organizacional (PCO). 
A Pesquisa de Motivação da Elevadores Atlas Schindler possui entre suas premissas: estabelecer qual a opinião atual, a motivação e a satisfação no trabalho dos colaboradores sobre questões relevantes às atividades; comparar o ponto de vista dos funcionários locais com os resultados de pesquisas de anos anteriores; avaliar as atitudes dos profissionais sobre questões-chave; identificar as áreas prioritárias de interesse ou preocupação do cliente interno e gerar explicações e recomendações paras as áreas com oportunidades de melhoria significativa.
Segundo Paulo César Medeiros, gerente de Qualidade, Saúde e Segurança da empresa, o Grupo Schindler possui como objetivos corporativos a motivação dos funcionários, os processos uniformes, a satisfação dos clientes, o crescimento e os resultados financeiros. Contudo, a empresa entende que a base desses está relacionada à motivação das pessoas e deseja ter uma medição bastante precisa sobre esses objetivos. "Para isso, utilizamos uma pesquisa estruturada, que possa indicar claramente os pontos fortes e as áreas de oportunidade", complementa.
A pesquisa tem como foco todos os colaboradores da companhia e a sua periodicidade é bienal, sendo aplicada num período aproximado de um mês. A aplicação da PCO é feita no próprio ambiente de trabalho, sem a presença das chefias, em uma sala preparada para a realização da pesquisa, para que não ocorram interferências como recebimento de ligações telefônicas, por exemplo. 
O sucesso desse trabalho, comenta Medeiros, ocorre porque a Atlas Schindler mostra sinais de que leva as respostas dos colaboradores a sério. E isso, é a melhor motivação para que as pessoas continuem respondendo a pesquisa, uma vez que elas têm a certeza de que as oportunidades de melhoria que apontaram são comunicadas e tratadas adequadamente."
<fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Materia/4405/motivacao-avaliada-por-pesquisa.html#>

Com esse exemplo, é possível percebermos que em empresas em que as pesquisas motivacionais são elaboradas com cuidado e analisadas pelos responsáveis, os funcionários se sentem muito mais motivados a realizarem suas tarefas e a responderem com atenção às pesquisas, visto que suas sugestões são colocadas e práticas e as novas melhorias se tornam visíveis, assim como no caso do Grupo Schindler.

Até o próximo post!!
Bisou Bisou,
Carolina Tannús.

Nenhum comentário:

Postar um comentário