quinta-feira, 26 de maio de 2016

Discutindo sobre Aprendizagem: Reforço positivo, Reforço Negativo, Punição e Extinção de comportamento

Hello Hello!!

No post de hoje, vamos definir alguns conceitos muito importantes da área da aprendizagem.

O Reforço Positivo consiste em eventos que reforçam a possibilidade de uma resposta específica. Ou seja, é quando o comportamento desejado é alcançado e um elemento de recompensa é adicionado. Por exemplo, consideremos um experimento onde um rato é privado de comida. Quando este puxa determinada alavanca (comportamento desejado) é disponibilizado o alimento (elemento de recompensa). Com o passar do tempo o rato ao sentir fome irá puxar a alavanca para receber o alimento. Desta forma o indivíduo exposto ao reforço positivo aprende o comportamento adequado.

O Reforço Negativo é um resultado desagradável ou negativo que também serve para estimular um comportamento específico. É quando um elemento punitivo é adicionado ao ambiente e quando o comportamento desejado é alcançado este, é retirado. Por exemplo, temos novamente um experimento com um rato onde é colocada uma corrente elétrica ligada a sua gaiola. Esta corrente provoca um desconforto ao animal (elemento punitivo). Quando puxada uma alavanca (comportamento desejado) a corrente elétrica é desligada. Neste exemplo o choque elétrico é colocado como elemento punitivo que é eliminado ao conseguir o comportamento almejado. Após algum tempo o rato associa o ato de puxar a alavanca a extinção de seu desconforto e sempre que a corrente elétrica é ligada vai direto a alavanca. Como no reforço positivo, o negativo visa que o indivíduo aprenda o comportamento adequado a determinada situação.

A Punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar, visto que é planejada para desestimular comportamentos, ou seja, com o passar do tempo, a probabilidade de determinado comportamento ocorrer diminui.

A Extinção de Comportamento ocorre quando uma resposta aprendida não é mais reforçada e ela diminui até o ponto de extinção, ou seja, o ponto em que ela não ocorre mais. 

<fonte: http://psicologiadoensino.blogspot.com.br/2011/05/reforco-positivo-reforco-negativo-e.html>


Até o próximo post!
Bisou Bisou,
Carolina Tannús

Nenhum comentário:

Postar um comentário