sexta-feira, 27 de maio de 2016

Discutindo sobre Aprendizagem: exemplos de Condicionamento Clássico e Operante aplicados no mundo da Moda

Hello Hello!

No post de hoje, vamos relacionar os conceitos de Condicionamento Clássico e Operante aplicados a minha futura área de formação, que é a de Moda.

Condicionamento Clássico
 ♥ No mundo da Moda, as empresas usam o condicionamento clássico para que o cliente seja capaz de fazer associações com a marca. Um exemplo, é o uso de fragrâncias nas lojas de roupas.

"No artigo "Cheiro de Compras", feito pelo Jornal Estado de Minas, em março de 2006, a dona da marca de roupas femininas FARM, Kátia Barros, diz que "as pessoas têm memória forte de cheiro. A fragrância da loja vai para a roupa e para a casa da pessoa", e assim, o cheiro da loja cria vínculo com o cliente. Um cheiro agradável, segundo ela, causa nos clientes uma vontade de ficar mais tempo com a sensação de bem-estar. "Se a pessoa está se sentindo bem, tende a ficar mais tempo dentro da loja", diz Kátia. No entanto a empresária alerta que o excesso de perfume pode causar o efeito contrário e espantar os clientes, sendo de extrema importância saber dosar o aroma. Hoje já existem equipamentos que exalam o odor em quantidades e intervalos pré definidos."

♥ Outro exemplo, é a marca registrada dos sapatos de Christian Louboutin: as solas vermelhas. Assim, as pessoas antenadas com a moda, ao verem sapatos com a sola vermelha, automaticamente os associam com a marca em questão, mesmo que o sapato seja de outra loja.

♥ A marca Chanel criou um efeito similar ao de Christian Louboutin em relação a suas bolsas. Ao "batermos o olho" em uma bolsa de couro que possui metalassé, logo lembramos da primeira bolsa tiracolo inventada no mundo: a Chanel 2.55. Assim como no exemplo citado acima, a bolsa nem sempre é da Chanel, mas causa em nós o efeito da associação.





Condicionamento Operante
♥ Um exemplo de condicionamento operante aplicado ao meu cotidiano seria que se eu me dedicar muito na faculdade, demonstrar sempre interesse e correr atrás de oportunidades mostrando meu amor pela profissão, será mais provável que eu consiga um bom estágio e que eu seja bem sucedida.

♥ Se eu for uma pessoa que está sempre lendo revistas e procurando informações de moda, mais fácil será meu desenvolvimento e criatividade nos trabalhos. Além de poder colaborar para que a minha imagem se adeque a minha carreira profissional.

♥ Outro exemplo, é a opção de criar um blog de moda interessante e se tornar blogueira, já que esta profissão está muito em alta atualmente e apresenta um nível de reconhecimento enorme para as pessoas que amam moda e o mundo virtual.





<fontes: http://naoleveavida.blogspot.com.br/
https://itskika.wordpress.com/2012/09/04/o-guia-completo-sobre-as-bolsas-iconicas-da-chanel-2-55-reissue-classic-flap/>


Bisou Bisou,
Carolina Tannús

2 comentários:

  1. Ótimo texto e exemplificação perfeita, Carol!

    ResponderExcluir

  2. Hello, hello Carol "blogueira"!!

    O seu blog PSICOLOGANDO COM CAROL ficou ótimo, diversificado, bonito layout, bem ilustrado, imagens e comentários muito coerentes!
    Você tratou das questões propostas com base nos autores de referência - Maslow, Alderfer, McClelland. Também, apresentou o(s) caso(s) solicitado(s), vídeos, reflexões, ilustrações, todos esses, conteúdos mínimos propostos em nossos roteiros de estudo sobre a Teorias Motivacionais.
    Ainda, você contemplou todos os tópicos sugeridos sobre Aprendizagem por Condicionamento.

    PARABÉNS!! Recomendo a navegação!

    Ah, torço ainda para que a criação deste blog represente possibilidades de discussão, de participação, de troca de ideias sobre a motivação, a aprendizagem e outros temas, além de ser um ótimo espaço de comentários e de interação com outras pessoas.

    Abraço virtual e Bisou Bisou pra você!!

    ResponderExcluir