quinta-feira, 26 de maio de 2016

Discutindo sobre Aprendizagem: Condicionamento Clássico e Operante

Hello Hello!

Hoje vamos definir o que é Condicionamento Clássico e Operante.

Condicionamento Clássico: os teóricos do condicionamento clássico consideravam todos os organismos entidades relativamente passivas às quais se poderia ensinar certos comportamentos por meio da repetição. Na linguagem do cotidiano, a palavra condicionamento pessoa a significar um tipo de "reflexo patelar" ou resposta automática a uma situação construída por meio da exposição à repetição. De acordo com Pavlov, a aprendizagem condicionada ocorre quando um estímulo que é comparado com outro estímulo que traz à tona uma resposta conhecida que serve para produzir a mesma resposta quando usado sozinho.

Condicionamento Operante: esse tipo de condicionamento diz que o máximo da aprendizagem individual ocorre em um ambiente controlado no qual os indivíduos são "recompensados" pela escolha de um comportamento apropriado. Em termos de comportamento do consumidor, o condicionamento operante sugere que os consumidores aprendem por um processo de tentativa e erro no qual alguns comportamentos de compra geram resultados mais favoráveis do que outros. Uma experiência favorável é instrumental ou operante ao ensinar ao indivíduo a repetir um comportamento específico. 













(A imagem acima mostra um exemplo de um Condicionamento Clássico.) 

<fonte: http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/condicionamento.htm>


Até o próximo post!
Bisou Bisou,
Carolina Tannús

2 comentários:

  1. Que pena dos cachorrinhos! Sofreram tanto com esses experimentos!!!

    ResponderExcluir
  2. O condicionamento clássico foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro. Assim, esse tipo de condicionamento é importante para explicar a associação (positiva ou negativa) que um consumidor faz de uma marca, por exemplo. O condicionamento clássico também possibilita o entendimento de coisas comuns do nosso dia a dia, como o barulho de um despertador, que por si só não significa nada, mas nós relacionamos aquele barulho ao objetivo de acordar em um determinado momento.

    ResponderExcluir